No início dos anos 1980, Bob e seu amigo Tony trabalhavam em uma corretora de valores. Em férias na Califórnia, Bob conheceu e se apaixonou por Catherine, que nasceu e foi criada em uma comunidade hippie. Casados, Bob vendeu tudo o que tinha e comprou, no interior de Goiás, uma fazenda, que o casal batizou de Jagatah (em sânscrito, “Universo”). Neste lugar, eles fundaram a comunidade Arco da Aliança. Para a filha do casal, chamada de Cristal, Bob convidou seu amigo Tony para ser o padrinho.
Bob, agora chamado Hanuman (em hindu, uma entidade sagrada), e Catherine, agora Kalinda (Kali, um dos nomes da deusa hindu Sakti), acolhem pessoas dispostas a viver com altruísmo e onde todos acreditam que a virada do milênio recriará esperanças de paz entre os homens. Eles vivem em harmonia com a natureza, não há dinheiro nem posses, tudo é de todos. Cristal é a “estrela-guia” da comunidade e com sua linda voz canta mantras que repetem os preceitos de harmonia em que todos creem.
Aos 17 anos, Cristal fica órfã e reencontra o padrinho Tony, que não via há quinze anos. Ele, na condição de seu tutor, vai a Goiás buscá-la para morar no Rio de Janeiro. Estressado pela vida urbana, Tony é quase vinte anos mais velho que Cristal. Há cerca de três anos, namora – sem muito entusiasmo – a mimada e fútil socialite Vanessa, que não hesita em usar o poder do dinheiro para prendê-lo. Ela é viúva e mãe de Gisela, adolescente rebelde com quem vive em conflito.
Tony acaba percebendo, assim como Cristal, que estão apaixonados. Ele fica confuso e se culpa por este sentimento intenso. Assustado, Tony procura em Jagatah por Purunam, uma espécie de líder no Arco da Aliança, que o convence de que os motivos que ele alega ter para não se envolver com Cristal são tolos. Conta-lhe que a própria Kalinda sempre falou sobre os dois como um casal ideal. Com a ajuda da comunidade, Purunam propicia o encontro dos dois para que Tony declare seu amor.
Ao perceber que Cristal ameaça a sua relação com Tony, Vanessa vai jogar pesado para afastar a jovem, contando com a ajuda de sua quase-futura sogra, Carlota, e, depois, aliando-se à “perua country” Daphne Pimenta, mulher do fazendeiro Alaor Pimenta. Inescrupulosa, Daphne comanda os negócios do marido, que faz todas as suas vontades. Entre seus planos, está expulsar a comunidade do Arco da Aliança. Para isso, não hesita em usar o seu filho Carlos Charles, de caráter duvidoso.
Quando Cristal se torna a única herdeira de Jagatah, Daphne estimula Carlos a seduzi-la. Charmoso, ele consegue encantá-la por um tempo, mas é Gisela quem acaba caindo em suas garras. Cristal, por sua vez, cai nos braços de Tony, muda-se para a comunidade e marca o noivado para o dia de seu aniversário de 18 anos. Juntos vão transformar Jagatah em um exemplo de fazenda moderna, fonte de renda para os que lá vivem, sem sacrificar seus valores. E viver pela paz no novo milênio.
Globo – 18h
de 12 de março a 16 de junho de 2001
83 capítulos
novela de Ana Maria Moretzsohn
escrita por Daisy Chaves, Izabel de Oliveira, Fernando Rebello e Patrícia Moretzsohn
direção de Ulisses Cruz e Maria de Médicis
direção geral de Denise Saraceni e Carlos Araújo
núcleo Denise Saraceni
Elenco
SANDY – Cristal
GUILHERME FONTES – Tony
CAROLINA FERRAZ – Vanessa
FLORIANO PEIXOTO – Inácio
LÍLIA CABRAL – Daphne Pimenta
RODRIGO SANTORO – Carlos Charles
THAÍS FERSOZA – Gisela
SÉRGIO MAMBERTI – Alaor Pimenta
ROSAMARIA MURTINHO – Carlota
LUCINHA LINS – Lucrécia
CHRISTINE FERNANDES – Lalá
GABRIEL BRAGA NUNES – Guilherme
SÉRGIO MARONE – Santiago
THIAGO FRAGOSO – Bernardo
EVANDRO MESQUITA – André
ISABELA GARCIA – Luciana
MÔNICA TORRES – Su-Sukhan
NELSON XAVIER – Purunam
FERNANDA RODRIGUES – Sukhi
ANNA CARBATTI – Dominique
MAURÍCIO GONÇALVES – Michael
TARCÍSIO FILHO – Mauro
GRAZIELA MORETTO – Heloísa
FLÁVIA BONATO – Cida
NIZO NETO – Elesbão
CIDA MOREIRA – Castorina
JÚNIOR LIMA – Zeca
MIGUEL MAGNO – Romeu
MARIA POMPEU – Nenzinha
NATÁLIA BARRETO – Priscila
OBERDAN JÚNIOR – Rafael
MARCELO DE FREITAS – Diogo
ALEXANDRE BARBALHO – Felício
as crianças
NETINHO ALVES – Daniel
THIAGO DE LOS REYES – João
RENATA BRAVIN – Maria
e
CLÁUDIO CAPARICA – repórter que entrevista Daphne Pimenta
CLÁUDIA OHANA – Glorinha
IRVING SÃO PAULO – homem que morre de infarto na Bolsa de Valores, no primeiro capitulo
LUCIANA GUERRA (dublê de Sandy)
LUCY MAFRA – Tânia (empregada de Vanessa)
MAITÊ PROENÇA – Kalinda (Catherine, mãe de Cristal, mulher de Hanuman)
MARCOS PASQUIM – Edmilson
MARCOS WINTER – Hanuman (Bob, pai de Cristal, marido de Kalinda)
ROBERTA TEIXEIRA – hippie moradora da comunidade de Jagatah
ZÉ LUIZ PEREZ – hippie morador da comunidade de Jagatah
Luzia (empregada de Daphne)
Tânia (empregada de Vanessa)
Nenhum comentário: